sexta-feira, 28 de maio de 2010

Dálmata


História

A sua origem é bastante remota é uma raça bastante antiga e esse é um dos fatores que a tornam um pouco confundível atribuindo-lhe vários países de origem. Alguns pesquisadores afirmam que a raça tenha se originado no antigo onde o cão aparece em imagens sobre as tumbas dos faraós. Outros afirmam que a raça seja originária da região da Dálmacia (atual Croácia). Afirmando também que o nome da raça advém do nome da região.O dálmata era um cão vistoso atribuindo-lhe um estatuto de cão preferido pela nobreza e era utilizado para acompanhar as carruagens para as proteger de supostos ataques. É um cão que se dá bem com cavalos, já que estes fazem também um pouco parte dos seus primeiros desenvolvimentos como raça. Tanto que tornou-se mascote dos bombeiros americanos (resquício do tempo em que os caminhões de bombeiros eram puxados por cavalos).A raça é muito popular, tal popularidade pode ser atribuída em grande parte ao "empurrãozinho" de Walt Disney e seu "Os 101 Dálmatas", em 1961, filme no qual a vilã cobiça a pelagem branca enfeitada pelas pintas escuras para fazer um casaco.
O fato de ter maior ou menor número de manchas não tem qualquer relevância, desde que não estejam juntas. As orelhas são predominantemente pretas e o focinho branco. A cauda apresenta com frequência um movimento em arco e, embora mais raramente, algumas manchas pequenas. O seu aspecto nobre e esbelto torna o Dálmata um cão elegante.
A pelagem desta espécie é curta, dura, densa, fina, lisa e brilhante, mas os elementos mais importantes são dados pela cor (sempre branca) e pelas manchas (que podem ser de cor castanha ou pretas).
Os Dálmatas são cães bastante inteligentes que nos conseguem transmitir os seus desejos com expressões corporais e latidos. Normalmente dão-se bem com outros animais, havendo sempre algumas excepções.
Por norma é um cão amistoso e calmo mas atenção que por de traz das pintas e de um aspecto amigável por vezes podem ser cães que não dão muita confiança a estranhos sendo por isso também um bom guarda.




quinta-feira, 27 de maio de 2010

Golden Retriever



































História

Até 1952 a história mais aceita do início dos Golden Retrievers,que se contava era que em 1858,o escocês Sir Dudley Majoribanks,mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth,estava em visita à cidade inglesa de Brigthon.Quando viu em um circo uma troupe de cães pastores Russos executando truques e performances que o encantou,ao qual de imediato tentou comprar um casal.O instrutor dos cães não venderia um par, reivindicando que este quebraria a troupe. Assim sendo Majoribanks comprou o lote todo,oito cães,levando-os a sua propriedade em Guisachan na Escócia,dando assim o início da raça.A história foi públicada em 1952, seus descendentes apresentaram registros produzidos de 1835 a 1890, mas não tendo nenhuma menção dos cães Russos.O senhor Tweedmouth iniciou o desenvolvimento do Golden em sua propriedade, perto de Inverness,na Escócia,bem perto do famoso Lago Ness,ele desejou desenvolver um cão que fosse leal e amável,contudo espirituoso e esperto,silencioso para não espantar a caça,que gostasse da água e com grande habilidade de recuperar sem dilacerar a presa.Lorde tweedmouth foi em seu tempo um grande entusiasta da caça em seu país,ao qual,encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros,que através de cruzamentos sistematizados alcançou esta raça.Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.


No Brasil

O primeiro Golden chegado ao Brasil tinha sido comprado em canil na Califórnia pela Sra. Yvette Tobião, chamava-se Patrick, e o nome registrado como Eldorado of Gold Leaf. A partir de então a raça começou a se introduzir no Brasil por mais dois canis no Rio de Janeiro e hoje por todo o país. A raça foi reconhecida oficialmente em 1911.



Temperamento


Cão dócil e muito brincalhão, se caracteriza por ser um dos cães mais dóceis, ele é muito amigavél.Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos.

Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessário adquirir um Golden de um criador sério que tenha feito controle de temperamento.

Além disso, certa dose de exercício diário é importante para a raça. Também pode ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.


Doenças

  • Cancêr, o mais comum sendo hemangiossarcoma, seguido pelo linfoma, mastocitoma e osteosarcoma. O câncer foi a causa de morte de 71,8% dos Goldens estadunidenses de acordo com um estudo da saúde de 1998 realizada pelo Golden Retriever Club of America, tornando-o maior assassino da raça.
  • Displasia dos quadriz cotovelos.
  • doenças dos olhos, incluindo catarata (a doença ocular mais comum nos Goldens), atrofia progressiva da retina,glaucoma,distichiasis,entrópio,distrofia corneana e displasia da retina.
  • Coração, especialmente a estenose aórtica subvalvar e cardiomapatia.
  • As doenças de pele, com alergias (muitas vezes levando a dermatite úmida aguda ou "hot spots"), alergias especialmente à pulgas, sendo a mais comum.Outros incluem seborréia, adenite sebácea,granuloma e lamber.
  • Hemofilia.