História
Até 1952 a história mais aceita do início dos Golden Retrievers,que se contava era que em 1858,o escocês Sir Dudley Majoribanks,mais tarde conhecido como Lord Tweedmouth,estava em visita à cidade inglesa de Brigthon.Quando viu em um circo uma troupe de cães pastores Russos executando truques e performances que o encantou,ao qual de imediato tentou comprar um casal.O instrutor dos cães não venderia um par, reivindicando que este quebraria a troupe. Assim sendo Majoribanks comprou o lote todo,oito cães,levando-os a sua propriedade em Guisachan na Escócia,dando assim o início da raça.A história foi públicada em 1952, seus descendentes apresentaram registros produzidos de 1835 a 1890, mas não tendo nenhuma menção dos cães Russos.O senhor Tweedmouth iniciou o desenvolvimento do Golden em sua propriedade, perto de Inverness,na Escócia,bem perto do famoso Lago Ness,ele desejou desenvolver um cão que fosse leal e amável,contudo espirituoso e esperto,silencioso para não espantar a caça,que gostasse da água e com grande habilidade de recuperar sem dilacerar a presa.Lorde tweedmouth foi em seu tempo um grande entusiasta da caça em seu país,ao qual,encontrou no Golden a união de várias qualidades de outras raças de cachorros,que através de cruzamentos sistematizados alcançou esta raça.Ao longo dos anos outras linhagens foram desenvolvidas até que chegou-se ao Golden conhecido hoje.
No Brasil
O primeiro Golden chegado ao Brasil tinha sido comprado em canil na Califórnia pela Sra. Yvette Tobião, chamava-se Patrick, e o nome registrado como Eldorado of Gold Leaf. A partir de então a raça começou a se introduzir no Brasil por mais dois canis no Rio de Janeiro e hoje por todo o país. A raça foi reconhecida oficialmente em 1911.
Temperamento
Cão dócil e muito brincalhão, se caracteriza por ser um dos cães mais dóceis, ele é muito amigavél.Seu temperamento é calmo. É excelente para atividades físicas como o agility, que é uma das formas que os proprietários tiveram para uma maior integração com seus cães, que estão sempre prontos a agradar e obedecer. Por ter um excelente olfato é muito usado para farejar drogas e como guia de cegos.
Por ser um cão de temperamento equilibrado, pode com certeza ser criado em apartamentos apesar de ter porte grande. Para tanto sempre é necessário adquirir um Golden de um criador sério que tenha feito controle de temperamento.
Além disso, certa dose de exercício diário é importante para a raça. Também pode ser criado para a terapia. É atencioso, companheiro, carinhoso, inteligente e fiel.
Doenças
- Cancêr, o mais comum sendo hemangiossarcoma, seguido pelo linfoma, mastocitoma e osteosarcoma. O câncer foi a causa de morte de 71,8% dos Goldens estadunidenses de acordo com um estudo da saúde de 1998 realizada pelo Golden Retriever Club of America, tornando-o maior assassino da raça.
- Displasia dos quadriz cotovelos.
- doenças dos olhos, incluindo catarata (a doença ocular mais comum nos Goldens), atrofia progressiva da retina,glaucoma,distichiasis,entrópio,distrofia corneana e displasia da retina.
- Coração, especialmente a estenose aórtica subvalvar e cardiomapatia.
- As doenças de pele, com alergias (muitas vezes levando a dermatite úmida aguda ou "hot spots"), alergias especialmente à pulgas, sendo a mais comum.Outros incluem seborréia, adenite sebácea,granuloma e lamber.
- Hemofilia.
Goldeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeen!! *----* ADORO, meu sonho de consumo -fato u_ú
ResponderExcluireu tenho um... *--*
ResponderExcluiradorei tudo......
ResponderExcluirgostaria muito de poder ter as fotos dos cachrros no meu ORKULT.
dagmar.ol@hotmail.com
beijos
Gostsria de ver cavalos.....
ResponderExcluirsou louca por animais