História
Acredita-se que o corte tradicional de pêlos em forma de bracelete nas pernas era usado antigamente nas caçadas na neve, onde a maioria do pêlo era tosado baixo para facilitar a natação do cão, mas as juntas,pulmões,coração e rins eram mantidas com pêlo alto para protegê-los do frio. O pompom no fim do rabo servia como uma "bandeira" para ser avistado pelos donos enquanto o Poodle mergulhava no fundo da água.Apesar de se achar que seja uma raça de origens francesas, muitos perítos acreditam que o Poodle é originário da Alemanha ou da Rússia, mas podendo vir da Ibéria. Raças relacionadas são o cão de água Português e o cão de água Irlandês.
São inteligentes, brincalhões, bons nadadores e caçadores, têm temperamento dócil com seu dono e para com as pessoas com quem estão familiarizados, além de procurarem a companhia de pessoas a quem estejam mais afeiçoado.Por serem tão inteligentes podem se entediar facilmente, e são bastante criativos em achar travessuras.São cães extremamente orientados às pessoas e, conseqüentemente, zelosos a elas. São excelentes cães de guarda, e diferentemente de algumas raças de trabalho, normalmente não ficam apegados a uma pessoa só da família. Os Poodles de tamanho gigante e médio tendem a ser docéis com crianças.
Não requerem muito exercício como outros cães de caça, mas são ágeis, e mesmo assim apreciam grandes quantidades de exercícios.São cães que demonstram grande afetividade em relação aos donos.Também é considerada a segunda raça mais inteligente do mundo.
Saúde
Como qualquer cão de raça pura, alguns pontos em relação à sua saúde devem ser observados pelos donos e criadores. Apesar de serem normalmente saudáveis, cães mais velhos (não é raro ver um Poodle toy com mais de 16 anos) podem estar predispostos a certos problemas de saúde. Sempre consulte um veterinário antes de tratar doenças por conta própria.
Problemas de saúde freqüentes em Poodles toy: catarata, entropia, epilepsia, degeneração do disco intervertebral, atresia dos ductos lacrimais,Síndrome de Legg Calvé Perthes, luxação na rótula, atrofia progressiva da retina,trichiasis, e urolithiasis.
Para os exemplares do tamanho miniatura, os donos devem estar atentos a: catarata,distichiálise,entropia,epilepsia,glaucoma degeneração do disco intervertebral, atresia dos ductos lacrimais,Legg - Pethers, luxação na rótula, atrofia progressiva da retina,trichiasis, e urolithiasis.
Já os de tamanho médio ou gigante podem apresentar: Doença de Addison,catarata, displasia da bacia,distichiálise,entropia,epilepsia,torção gástrica, persistência do duto arterioso, adenosíte sebácea e Doença de Von Willebrand.
Todos os Poodles têm predisposição a desenvolver tumores na mama. Se o dono não planeja cruzar sua fêmea deve considerar castrar o Poodle antes do primeiro cio. Isto reduz drasticamente as chances do aparecimento destes tumores…
Características físicas
Possui cores variáveis, focinho retangular, orelhas pendentes e pelagem crespa e macia. Seus olhos têm coloração marrom, âmbar escuro ou preta, dependendo da pelagem.
O tamanho da raça, de acordo com a FCI, pode ser:
- Gigante (ou grande), variando de 45 a 60 cm na altura da cernelha;
- Tamanho médio, que varia de 35 a 45 cm na altura da cernelha;
- Tamanho miniatura (mini ou anão) entre 28 a 35 cm na altura da cernelha, e
- Toy, cujo cão mede no máximo 28 cm na altura da cernelha.
Pêlo
As cores dos poodles variam entre preto, branco, marrom (ou chocolate), cinza e abricó. Cães com cores parciais (mescladas) existem, mas não são aceitos em exibições oficiais.
O pêlo do corpo dos animais é naturalmente encaracolado. O pêlo das orelhas pode ser reto ou um pouco encaracolado. Com escovação o pêlo do cão continua ondulado ou encaracolado, porém fica mais macio.
Existem vários métodos de tosa para os poodles. Para apresentações em competições, existem apenas três tipos aceitos: o corte de filhote (para cães com até um ano de idade), o "corte Continental" ou "corte de Leão" (com a sua reconhecível juba) e a "tosa inglêsa de sela" (com braceletes nas pernas. Sem tosa regular, o cão fica com o pêlo "trançado" (semelhante à dreadloks), assim como são os cães da raça Puli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário